domingo, 24 de outubro de 2021


 

Diferença entre estar ou estar?

Ano literalmente acabando e pelo movimento que se observa em eventos presenciais, cursos e shows, entendemos que a vida está prestes a voltar ao normal!

Mas, parando para pensar, qual é mesmo o normal?

O normal continua, em marketing, trabalhar com a comunicação certa para o público certo, priorizar a excelência no atendimento, cumprir o que prometemos, atender as demandas corretamente.

E a questão do ESTAR? Sim, a nossa importante presença em todos esses eventos. Ela se tornou virtual na maior parte deles, há quase dois anos.

E nesse retorno, como vamos decidir se é melhor voltar ao sistema presencial tradicional ou se permanecemos no online?

Vamos aos pontos que nos fazem pensar:

No presencial.

- Temos interação direta com o apresentador, palestrante, professor. Aquele olho no olho, observação das expressões do público, dinâmicas em grupo e tantas outras experiências que essa modalidade sempre nos trouxe.

- Os nossos cinco sentidos podem ser estimulados simultaneamente. Podemos tocar, trocar olhares, impressões, cheiros e experimentar sabores.

- Temos aquele momento exclusivo para aquela tarefa, aula ou momento. Portanto, maior concentração e aprendizado.

No online.

- Criamos a oportunidade única de estarmos em todo lugar que desejarmos em tempo real. Sem deslocamento, sem transporte, sem atrasos, sem imprevistos.

- Unimos diferentes públicos em um só lugar. Muitas dessas pessoas não pensavam em ter a oportunidade de voltar a estudar, a trabalhar, a assistir palestras, por motivos pessoais, profissionais ou financeiros. O online abriu portas a um grupo que estava na espera de uma oportunidade.

- A nossa presença não mais se limita a presença física, podemos estar em quantos locais quisermos. Podemos conhecer, de tão perto, personagens admirados em seus meios e tão próximos através da interação em tempo real.

E aí eu retomo a pergunta?

Quem se adaptou ao trabalho home office por exemplo, vai se readaptar a presença física no seu posto de trabalho? Quem agora participa de tantos eventos ou cursos e estão tendo a oportunidade de enriquecer seus currículos, vão voltar ao ponto de partida?

Acredito que a resposta seja não!

Longe de mim desmerecer a presença física, ela é necessária e humana. Mas a reunião a distância nos abriu inúmeras possibilidades. Não há como retroceder!

Momentos difíceis nos fazem recuar, repensar e reorganizar, dessa vez não será diferente!

O sistema híbrido, ou seja, aquele que se utiliza das duas versões online e presencial estão casados em todos os sistemas de trabalho e estudos, e assim ficarão.

Acredito que não devemos tirar a oportunidade de quem a abraçou no online e podemos retomar, porque não, o sistema presencial do qual sentimos falta em tantos momentos.

Fica o desafio para que as instituições se adaptem a esse novo cenário que se desenhou e que incluiu com equidade tantas pessoas que estavam aguardando para o seu protagonismo, principalmente profissional.

Qual foi o seu principal desafio para se adaptar ao online?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 Material da palestra "O corpo fala! E muito!"