domingo, 10 de outubro de 2021


 

As ideias que vêm de dentro!

Em várias oportunidades eu pude acompanhar o grande desgaste de uma empresa para descobrir o porque que os negócios não estão evoluindo.

Contrata-se consultorias de renome, ou até mesmo o cunhado que trabalha com isso, e se passam meses até um “diagnóstico” aproximado do que está sendo feito errado.

Não que uma boa consultoria não tenha seu valor! E como tem! Mas antes de pensar nessa alternativa, os empresários poderiam voltar seus olhares para dentro, sim, para o seu time de profissionais atuais.

Algumas pessoas gostam de ter suas atividades determinadas e organizadas pelos seus líderes. Outros profissionais se motivam quando as suas sugestões de mudanças têm espaço para a escuta do seu gestor.

Daí eu estou falando dos Intraempreendedores. O nome é estranho, mas carrega uma série de possibilidades.

Quando damos voz às pessoas que desejam ter voz ativa dentro do ambiente corporativo, uma mágica acontece, a MOTIVAÇÃO.

Alguns teóricos dizem que a motivação não pode ser criada, que ela já está dentro de cada um e que só a própria pessoa pode se auto motivar, se assim desejar.

Eu me atrevo a discordar dessa teoria! Como experiência própria e testemunho de tantos momentos motivadores dentro de uma organização eu digo, sim! Existem inúmeras formas de motivar as pessoas em seu ambiente de trabalho.

Esse assunto dá um seminário. Vou me ater nesse momento somente aos profissionais que são altamente empreendedores, e que se sentem acorrentados e desmotivados tendo atividades definidas sem nenhum tipo de flexibilidade para alterações sugeridas.

Para esse colaborador, é torturante ter ideias maravilhosas que poderiam ser pelo menos ouvidas e colocadas em debate prático. Como pude presenciar algumas vezes, posso dizer que esse é o profissional que não fica muito em uma empresa engessada em processos.

Esses personagens são facilmente identificados em uma equipe. Não adianta o líder fingir que não percebe! É só tiro no pé!

Quando tu perceberes que o teu subordinado está inquieto, pare e ouça o que ele tem a dizer até o final, com atenção e respeito.

Desse tipo de fala podem surgir ideias que mudam a história daquela empresa que vai gastar um baita dinheiro com o cunhado consultor. (desculpa cunhado!)

Tenha na sua agenda reuniões periódicas com essa finalidade! Novas ideias, alterações, atualizações, tema para treinamentos, ações motivacionais, assuntos que atendem a equipe como um todo.

Em marketing, como o povo gosta de americanizar tudo, chamamos de Brainstorm, que na tradução seria “tempestade de ideias”.

Coloque as ideias da tua equipe na mesa! Escute as pessoas com atenção! Não falo aqui só de redução de custos no diagnóstico do problema, me refiro a motivação tão necessária para um time crescer e proporcionar o desenvolvimento da organização.

Quando faz sentido pra quem faz, a coisa anda! Acredite!

Como andam as “tempestades” na tua empresa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 Material da palestra "O corpo fala! E muito!"