As ideias que vêm de dentro!
Em várias oportunidades eu pude
acompanhar o grande desgaste de uma empresa para descobrir o porque que os
negócios não estão evoluindo.
Contrata-se consultorias de
renome, ou até mesmo o cunhado que trabalha com isso, e se passam meses até um
“diagnóstico” aproximado do que está sendo feito errado.
Não que uma boa consultoria não
tenha seu valor! E como tem! Mas antes de pensar nessa alternativa, os
empresários poderiam voltar seus olhares para dentro, sim, para o seu time de
profissionais atuais.
Algumas pessoas gostam de ter
suas atividades determinadas e organizadas pelos seus líderes. Outros
profissionais se motivam quando as suas sugestões de mudanças têm espaço para a
escuta do seu gestor.
Daí eu estou falando dos
Intraempreendedores. O nome é estranho, mas carrega uma série de
possibilidades.
Quando damos voz às pessoas que
desejam ter voz ativa dentro do ambiente corporativo, uma mágica acontece, a
MOTIVAÇÃO.
Alguns teóricos dizem que a
motivação não pode ser criada, que ela já está dentro de cada um e que só a
própria pessoa pode se auto motivar, se assim desejar.
Eu me atrevo a discordar dessa
teoria! Como experiência própria e testemunho de tantos momentos motivadores
dentro de uma organização eu digo, sim! Existem inúmeras formas de motivar as
pessoas em seu ambiente de trabalho.
Esse assunto dá um seminário. Vou
me ater nesse momento somente aos profissionais que são altamente
empreendedores, e que se sentem acorrentados e desmotivados tendo atividades
definidas sem nenhum tipo de flexibilidade para alterações sugeridas.
Para esse colaborador, é
torturante ter ideias maravilhosas que poderiam ser pelo menos ouvidas e
colocadas em debate prático. Como pude presenciar algumas vezes, posso dizer
que esse é o profissional que não fica muito em uma empresa engessada em
processos.
Esses personagens são facilmente
identificados em uma equipe. Não adianta o líder fingir que não percebe! É só
tiro no pé!
Quando tu perceberes que o teu
subordinado está inquieto, pare e ouça o que ele tem a dizer até o final, com
atenção e respeito.
Desse tipo de fala podem surgir
ideias que mudam a história daquela empresa que vai gastar um baita dinheiro
com o cunhado consultor. (desculpa cunhado!)
Tenha na sua agenda reuniões
periódicas com essa finalidade! Novas ideias, alterações, atualizações, tema
para treinamentos, ações motivacionais, assuntos que atendem a equipe como um
todo.
Em marketing, como o povo gosta
de americanizar tudo, chamamos de Brainstorm, que na tradução seria
“tempestade de ideias”.
Coloque as ideias da tua equipe
na mesa! Escute as pessoas com atenção! Não falo aqui só de redução de custos
no diagnóstico do problema, me refiro a motivação tão necessária para um time
crescer e proporcionar o desenvolvimento da organização.
Quando faz sentido pra quem faz,
a coisa anda! Acredite!
Como andam as “tempestades” na
tua empresa?
Nenhum comentário:
Postar um comentário