Depois daquela bela olhada no espelho!
Sim! Tenho perfil de empreendedor, só preciso de
informação e dedicação ao alcance dos meus objetivos.
Não! Preciso trabalhar bastante minha atitude como
empreendedor, mas tenho toda a motivação para isso. Perfeito! Mãos a obra!
Coloca tua ideia no papel. É viável no aspecto financeiro
e na força de trabalho? Sim!
Entenda em quanto tempo seus investimentos financeiros
terão retorno, ou seja, até quando terá que “pagar para trabalhar”. Sim! Pagar
para trabalhar, no sentido literal, é isso mesmo. Por um período, a partir do
início do teu negócio, as contas a pagar da tua empresa serão teus unicamente. Organize
bem as tuas contas com o fôlego financeiro que tens a disposição. Assim se
evita que os recursos acabem antes da empresa começar a “se pagar”, ainda sem
lucros inicialmente.
Na verdade, essa parte de planejamento fica muito melhor e
mais clara descrita em um chamado Plano de Negócios. Com certeza se tu ainda
não fizeste, já ouviu falar desse carinha.
Podemos dizer que essa é a tua ideia documentada, não mais
aquele devaneio de enriquecer rapidamente com uma sacada espetacular, não. O
teu talento empreendedor, aliado a uma grande ideia, com a organização de um
Plano de Negócios que reúne todos os fatores que deverão ser levados em
consideração para que tua atividade seja um sucesso.
Esse documento é tão importante que ele chega a ser um
fator decisivo em um pedido de financiamento no banco por exemplo, ou na busca
por investidores ou até mesmo sócios.
Ele é analítico, muitos empreendedores não simpatizam com
ele! Mas é um tempo que vale a pena ser investido em um documento que vai dar
início a tua nova empresa.
Vamos a algumas dicas sobre esse relatório tão importante
para o teu negócio:
1º Sumário
Executivo
Começa parecido com um índice de um livro, mas além dos
itens e das páginas numeradas, encontram-se alguns elementos importantes do teu
plano, tais como: resumos dos principais pontos; dados dos empreendedores
(breve currículo e competências); missão; setores de atividade; forma jurídica;
enquadramento tributário; capital social e fonte de recursos.
2º
Apresentação e Natureza do empreendimento
Aqui é o momento de se falar de como surgiu a ideia do
negócio, qual embasamento e motivação deram forma a empresa idealizada.
3º Descrição
do produto
Informe, de maneira detalhada, todas as características do
seu produto(s) ou serviço(s).
4º Financeiro
Nessa etapa são feitas as projeções de receita
(faturamento) e gastos (contas). E a viabilidade do negócio, ou seja, quanto de
capital deve ser investido para o alcance dos objetivos comerciais.
5º
Operacional
É uma descrição de como o produto será produzido, vendido
ou execução dos serviços. Também deve conter a relação de maquinário,
materiais, pessoas envolvidas e tempo gasto para cada etapa.
6º Mercado
Após uma pesquisa sobre o público-alvo ou Persona que a tua
empresa irá direcionar os esforços, descreva como essas pessoas serão
atendidas, baseado nos resultados da pesquisa prévia de demanda.
7º
Estratégias e marketing
O plano de marketing deve passar por três etapas:
1 – Planejamento: após a aplicação da matriz SWOT (forças
e fraquezas do ambiente externo e interno), se estabelece qual é o
público-alvo, como a empresa vai se posicionar no mercado, aliado a objetivos e
metas.
2 – Implementação: aqui se desenvolve o plano de ação, a
prática, conforme as atividades a serem desempenhadas, o período de execução, a
forma como será feito, quem irá conduzir e a que custo.
3 – Avaliação: de que maneira os resultados da
implementação serão medidos e corrigidos os possíveis erros.
Dentro desses itens que devem compor um Plano de Negócios,
mencione uma previsão de vendas realista, onde, através de análise de mercado
(concorrência, produto, promoção) se possa ter uma ideia de volume de demanda e
vendas.
Identifique quais recursos (maquinário, aparelhos,
eletrodomésticos, freezer, etc) e competências (conhecimento do idealizador e
dos colaboradores) são essenciais para fazer a máquina funcionar.
Importante, dentro dessa previsão de vendas, três
situações hipotéticas. Primeira com alto número de comercialização (desejado);
Segunda com vendas dentro da média, considerando o que já existe no mercado
(real) e Terceira admitindo hipoteticamente um cenário péssimo de faturamento
(quanto tempo temos de fôlego financeiro e quais esforços serão empregados).
Pense que esse é um documento detalhado, que se for lido
integralmente, a ideia poderá ser entendida por qualquer pessoa que tenha
acesso a suas informações.
Se tu cuidares da tua empresa com o mesmo carinho que o
teu público espera ser atendido, a chance de erro fica infinitamente menor.
Pense nisso!
Planeje e erre, sabendo como dar a volta por cima!
Gostou? Leia esse artigo na íntegra no meu Blog.
Bora vender a tua ideia?
Comente aquela ideia que está fervendo.
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