segunda-feira, 12 de julho de 2021

 


Depois daquela bela olhada no espelho!

Sim! Tenho perfil de empreendedor, só preciso de informação e dedicação ao alcance dos meus objetivos.

Não! Preciso trabalhar bastante minha atitude como empreendedor, mas tenho toda a motivação para isso. Perfeito! Mãos a obra!

Coloca tua ideia no papel. É viável no aspecto financeiro e na força de trabalho? Sim!

Entenda em quanto tempo seus investimentos financeiros terão retorno, ou seja, até quando terá que “pagar para trabalhar”. Sim! Pagar para trabalhar, no sentido literal, é isso mesmo. Por um período, a partir do início do teu negócio, as contas a pagar da tua empresa serão teus unicamente. Organize bem as tuas contas com o fôlego financeiro que tens a disposição. Assim se evita que os recursos acabem antes da empresa começar a “se pagar”, ainda sem lucros inicialmente.

Na verdade, essa parte de planejamento fica muito melhor e mais clara descrita em um chamado Plano de Negócios. Com certeza se tu ainda não fizeste, já ouviu falar desse carinha.

Podemos dizer que essa é a tua ideia documentada, não mais aquele devaneio de enriquecer rapidamente com uma sacada espetacular, não. O teu talento empreendedor, aliado a uma grande ideia, com a organização de um Plano de Negócios que reúne todos os fatores que deverão ser levados em consideração para que tua atividade seja um sucesso.

Esse documento é tão importante que ele chega a ser um fator decisivo em um pedido de financiamento no banco por exemplo, ou na busca por investidores ou até mesmo sócios.

Ele é analítico, muitos empreendedores não simpatizam com ele! Mas é um tempo que vale a pena ser investido em um documento que vai dar início a tua nova empresa.

Vamos a algumas dicas sobre esse relatório tão importante para o teu negócio:

1º Sumário Executivo

Começa parecido com um índice de um livro, mas além dos itens e das páginas numeradas, encontram-se alguns elementos importantes do teu plano, tais como: resumos dos principais pontos; dados dos empreendedores (breve currículo e competências); missão; setores de atividade; forma jurídica; enquadramento tributário; capital social e fonte de recursos.

2º Apresentação e Natureza do empreendimento

Aqui é o momento de se falar de como surgiu a ideia do negócio, qual embasamento e motivação deram forma a empresa idealizada.

3º Descrição do produto

Informe, de maneira detalhada, todas as características do seu produto(s) ou serviço(s).

4º Financeiro

Nessa etapa são feitas as projeções de receita (faturamento) e gastos (contas). E a viabilidade do negócio, ou seja, quanto de capital deve ser investido para o alcance dos objetivos comerciais.

5º Operacional

É uma descrição de como o produto será produzido, vendido ou execução dos serviços. Também deve conter a relação de maquinário, materiais, pessoas envolvidas e tempo gasto para cada etapa.

6º Mercado

Após uma pesquisa sobre o público-alvo ou Persona que a tua empresa irá direcionar os esforços, descreva como essas pessoas serão atendidas, baseado nos resultados da pesquisa prévia de demanda.

7º Estratégias e marketing

O plano de marketing deve passar por três etapas:

1 – Planejamento: após a aplicação da matriz SWOT (forças e fraquezas do ambiente externo e interno), se estabelece qual é o público-alvo, como a empresa vai se posicionar no mercado, aliado a objetivos e metas.

2 – Implementação: aqui se desenvolve o plano de ação, a prática, conforme as atividades a serem desempenhadas, o período de execução, a forma como será feito, quem irá conduzir e a que custo.

3 – Avaliação: de que maneira os resultados da implementação serão medidos e corrigidos os possíveis erros.

Dentro desses itens que devem compor um Plano de Negócios, mencione uma previsão de vendas realista, onde, através de análise de mercado (concorrência, produto, promoção) se possa ter uma ideia de volume de demanda e vendas.

Identifique quais recursos (maquinário, aparelhos, eletrodomésticos, freezer, etc) e competências (conhecimento do idealizador e dos colaboradores) são essenciais para fazer a máquina funcionar.

Importante, dentro dessa previsão de vendas, três situações hipotéticas. Primeira com alto número de comercialização (desejado); Segunda com vendas dentro da média, considerando o que já existe no mercado (real) e Terceira admitindo hipoteticamente um cenário péssimo de faturamento (quanto tempo temos de fôlego financeiro e quais esforços serão empregados).

Pense que esse é um documento detalhado, que se for lido integralmente, a ideia poderá ser entendida por qualquer pessoa que tenha acesso a suas informações.

Se tu cuidares da tua empresa com o mesmo carinho que o teu público espera ser atendido, a chance de erro fica infinitamente menor. Pense nisso!

Planeje e erre, sabendo como dar a volta por cima!

Gostou? Leia esse artigo na íntegra no meu Blog.

Bora vender a tua ideia?

Comente aquela ideia que está fervendo.


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 Material da palestra "O corpo fala! E muito!"