domingo, 7 de novembro de 2021


 

Muito jovem para empreender?

Tive a oportunidade, no início das minhas funções como professora, de trabalhar com jovens em situação de vulnerabilidade. Daí acredito que estejam pensando... Nossa! Que missão difícil!

São jovens abandonados a própria sorte, e que independente das oportunidades que são oferecidas a eles, somente a eles cabe a decisão de mudar de vida.

Tive experiências terríveis, presenciei cenas que gostaria de “desver” se fosse possível. Reuniões com alguns pais que se mostravam ainda pior que os filhos e obviamente não conseguiam guia-los.

Mas também vivenciei momentos tão maravilhosos que é impossível não me emocionar ao lembrar. Avós agradecidos, adolescentes recuperando ou descobrindo a auto estima. Sedentos por ter esperanças de que o mundo que os recebe não precisa ser só de sofrimento.

Aí entra o papel desse profissional que admiro tanto, que são os educadores, eles de fato transformam vidas, mas é importante dizer que essa transformação só acontece quando o jovem ainda tem brilho nos olhos e entende que só o caminho do trabalho e do estudo o levam a conquistas ilimitadas.

Lembro de uma feira que fui convidada a visitar de jovens empreendedores. Foi um dos momentos da minha vida em que mais me senti encantada e esperançosa em dias melhores realmente. Jovens, cada um na sua banquinha, mostrando e explicando com muito entusiasmo as suas ideias para os visitantes da feira.

Eles são tão inteligentes! Que orgulho! Tenho certeza que a maioria deles não tinha a ideia completa do quanto aquela ideia, muitas vezes simples, pode transformar a realidade da sociedade como conhecemos. A alegria deles, estampada no olhar e no sorriso de cada um, apenas atestava o grande orgulho que cada um sentia de si mesmo de ter achado o teu propósito, seu talento, sua vocação.

Quando nos sentimos úteis, tudo a nossa volta faz sentido! Conheço muitos casos de vidas que mudaram para melhor depois de descobrirem o quanto podiam fazer o bem com a sua criatividade. E quando estamos felizes, nos gostando como somos, afastamos muitos males físicos e psicológicos da nossa estrada.

Fomos feitos para o trabalho! O nosso corpo e mente são máquinas que sentem e agem racionalmente ao mesmo tempo. A evolução humana nos trouxe até aqui por um motivo. Encontre o seu e tudo fará sentido!

Quero dizer aqui que os Jovens podem e devem empreender!

Passem por todas as etapas... Pesquisa, planejamento, plano de ação, plano de negócios, estudo, formação.

Nesse mundo tão invertido que estamos vivendo, acreditem! Existem muitos jovens que ainda têm brilho no olho, que planejam serem protagonistas da sua própria vida, sem pisar em ninguém e sem deixar para traz os que os apoiaram.

Coisa linda de se ver! Espero ter várias oportunidades de olhar aqueles rostos animados em busca de um futuro digno, honrado e feliz.

Cadê aquele jovem inspirador que tu conheceste?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 Material da palestra "O corpo fala! E muito!"