sábado, 17 de julho de 2021


 

Tá tudo diferente? Mesmo?

A comunicação no mundo está em constante transformação. Levamos um baita empurrão rumo às mídias sociais e seus desdobramentos nos últimos tempos.

Pra quem estudou marketing no começo dos anos 2000, está tendo que se adequar rapidamente ao mundo de opiniões, críticas e sugestões. Agora temos acesso a esses dados instantaneamente e de maneira totalmente imparcial. A pesquisa não passa mais por um Instituto de Pesquisa, o pesquisador, tabulação de dados, enfim, uma série de ferramentas caras e necessárias em um passado breve, hoje se tornam cada vez mais obsoletas.

O público está cada vez mais perto dos anunciantes e participando ativamente de todas as suas comunicações. Que maravilha! Obrigada!

Tenho uma amiga querida, que foi minha professora na faculdade de Marketing, que trabalha com essa área há muito tempo, possui uma vasta experiência em comunicação em todas as suas faces possíveis. Com tanta mudança, ela se adequou ao mercado e está trabalhando como nunca.

A convidei para conceder uma entrevista para essa mídia tão nova, ágil e próxima das pessoas. Ela aceitou com alegria e tenho o prazer de compartilhar com vocês o depoimento dela.

Vamos a uma breve apresentação:

Tânia Lima (Tuca) consultora de moda, imagem e estilo. Especializada em Marketing e Empreendedorismo.  Pós graduada em psicologia do consumidor. Mestre em Gestão Empresarial do Mercado de Moda. Possui notório saber em Moda e Imagem Pessoal. Vivência profissional no Brasil e no Exterior. Autora dos livros: Marketing - o glamour dos negócios da moda e Empreendedoras.Coaching - Dicas de Mulheres Inspiradoras. Instagram: @tanialim_tuca

Vanessa Casanova: Bem vinda! Agradeço a gentileza da tua contribuição a esse pequeno canal de Marketing e Empreendedorismo.

Vanessa Casanova: Frente a tantas mudanças, gostaria de te fazer três perguntas:

Vanessa Casanova: Na percepção do teu cliente, qual a diferença, na resolução de demandas empresariais que o ambiente virtual trouxe em comparação ao presencial?

Tânia Lima: O ambiente virtual é um caminho sem volta há algum tempo e a partir da pandemia tende a se perpetuar. Clientes virtuais, que usam a internet para realizar compras de produtos ou serviços estão em desenvolvimento para uma adaptação à forma de atendimento. Percebe-se que o comércio eletrônico trouxe realmente mudanças profundas nas relações de vendas e atendimento em relação ao varejo tradicional. O sistema e a estrutura de uma demanda de e-commerce normalmente requer menor volume de processos envolvidos. Há ainda questões a serem melhoradas, tais como: condições mais seguras de pagamento, embora tenha havido um esforço gigantesco na busca de uma solução plausível.

Vanessa Casanova: É percebida a possibilidade do aumento da carteira de clientes no ambiente digital, em comparação ao cenário presencial?

Tânia Lima: Sem sombra de dúvida. O meio virtual possibilita acessar mercados antes reservados aos pontos de vendas locais. Através do ambiente digital podemos atender mais clientes, em muitas localizações antes não acessadas, ganhar em termos de otimização de tempo, entre outras questões que favorecem os negócios. Um dos melhores aspectos é a possibilidade de fazer monitoramento da interação do ambiente virtual, facilitando ampliar a carteira de clientes, sem fronteiras, a vantagem da criação de vínculos e fidelização de clientes.

Vanessa Casanova: Por fim, esse caminho da comunicação virtual, trouxe um maior número de profissionais com diferentes especialidades trabalhando simultaneamente, em tempo real. Na tua opinião, que novas possibilidades profissionais individuais e empresariais são abertas a partir de agora?

Tânia Lima: O mundo dos negócios requer atualmente algumas soft skills que vão além das questões técnicas exigidas pela área de atuação (Hard skills = competências e habilidades específicas e técnicas).  As habilidades demandadas na atualidade considerando este novo ambiente de negócios são: pensamento crítico, senso de liderança, criatividade na solução de problemas, habilidade em oratória, capacidade de síntese nas colocações verbais, entre outras. As novas oportunidades se abrem para profissionais do campo tecnológico, desenvolvimento de produtos e serviços alinhados ao ambiente digital. Profissionais de alta performance tecnológica, financeira, comercial e habilitados a gestão através da internet.

Vanessa Casanova: Perfeito! Agradeço imensamente sua participação. Um beijo grande!

Tânia Lima: Um prazer ter participado! Encerro a minha fala agradecendo a oportunidade. Beijo grande!

Como a Tuca vem a confirmar tudo que mencionamos até agora sobre as mudanças que o Novo Marketing nos traz, tudo que muda abre diferentes oportunidades.

O profissional que é contratado ou que tem a sua própria empresa, seja de que tamanho for, está passando por um processo de ajuste, principalmente na agilidade da tomada de decisões, que hoje em ambiente virtual é necessária, praticamente em tempo real.

Fique ligado nas mudanças! Se cuide e cuide da saúde das pessoas da tua convivência profissional, com inteligência, sensibilidade e principalmente humanidade. Todos estamos nos adaptando, criando oportunidades ou aproveitando as que encontramos pelo caminho.

Gostou? Leia o artigo na íntegra no meu blog: marketche.blogspot.com

Na tua opinião, quais as vantagens e desvantagens do trabalho virtual?

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 Material da palestra "O corpo fala! E muito!"