Tá tudo
diferente? Mesmo?
A comunicação
no mundo está em constante transformação. Levamos um baita empurrão rumo às
mídias sociais e seus desdobramentos nos últimos tempos.
Pra quem
estudou marketing no começo dos anos 2000, está tendo que se adequar
rapidamente ao mundo de opiniões, críticas e sugestões. Agora temos acesso a
esses dados instantaneamente e de maneira totalmente imparcial. A pesquisa não
passa mais por um Instituto de Pesquisa, o pesquisador, tabulação de dados,
enfim, uma série de ferramentas caras e necessárias em um passado breve, hoje
se tornam cada vez mais obsoletas.
O público está
cada vez mais perto dos anunciantes e participando ativamente de todas as suas
comunicações. Que maravilha! Obrigada!
Tenho uma
amiga querida, que foi minha professora na faculdade de Marketing, que trabalha
com essa área há muito tempo, possui uma vasta experiência em comunicação em
todas as suas faces possíveis. Com tanta mudança, ela se adequou ao mercado e
está trabalhando como nunca.
A convidei
para conceder uma entrevista para essa mídia tão nova, ágil e próxima das
pessoas. Ela aceitou com alegria e tenho o prazer de compartilhar com vocês o
depoimento dela.
Vamos a uma
breve apresentação:
Tânia Lima
(Tuca) consultora de moda, imagem e estilo. Especializada em Marketing e
Empreendedorismo. Pós graduada em
psicologia do consumidor. Mestre em Gestão Empresarial do Mercado de Moda.
Possui notório saber em Moda e Imagem Pessoal. Vivência profissional no Brasil
e no Exterior. Autora dos livros: Marketing - o glamour dos negócios da moda e
Empreendedoras.Coaching - Dicas de Mulheres Inspiradoras. Instagram:
@tanialim_tuca
Vanessa Casanova: Bem
vinda! Agradeço a gentileza da tua contribuição a esse pequeno canal de
Marketing e Empreendedorismo.
Vanessa Casanova: Frente a
tantas mudanças, gostaria de te fazer três perguntas:
Vanessa Casanova: Na
percepção do teu cliente, qual a diferença, na resolução de demandas
empresariais que o ambiente virtual trouxe em comparação ao presencial?
Tânia Lima: O ambiente
virtual é um caminho sem volta há algum tempo e a partir da pandemia tende a se
perpetuar. Clientes virtuais, que usam a internet para realizar compras de
produtos ou serviços estão em desenvolvimento para uma adaptação à forma de
atendimento. Percebe-se que o comércio eletrônico trouxe realmente mudanças
profundas nas relações de vendas e atendimento em relação ao varejo
tradicional. O sistema e a estrutura de uma demanda de e-commerce normalmente
requer menor volume de processos envolvidos. Há ainda questões a serem
melhoradas, tais como: condições mais seguras de pagamento, embora tenha havido
um esforço gigantesco na busca de uma solução plausível.
Vanessa Casanova: É
percebida a possibilidade do aumento da carteira de clientes no ambiente
digital, em comparação ao cenário presencial?
Tânia Lima: Sem sombra de
dúvida. O meio virtual possibilita acessar mercados antes reservados aos pontos
de vendas locais. Através do ambiente digital podemos atender mais clientes, em
muitas localizações antes não acessadas, ganhar em termos de otimização de
tempo, entre outras questões que favorecem os negócios. Um dos melhores
aspectos é a possibilidade de fazer monitoramento da interação do ambiente
virtual, facilitando ampliar a carteira de clientes, sem fronteiras, a vantagem
da criação de vínculos e fidelização de clientes.
Vanessa Casanova: Por
fim, esse caminho da comunicação virtual, trouxe um maior número de
profissionais com diferentes especialidades trabalhando simultaneamente, em
tempo real. Na tua opinião, que novas possibilidades profissionais individuais
e empresariais são abertas a partir de agora?
Tânia Lima: O mundo dos
negócios requer atualmente algumas soft skills que vão além das questões
técnicas exigidas pela área de atuação (Hard skills = competências e
habilidades específicas e técnicas). As
habilidades demandadas na atualidade considerando este novo ambiente de
negócios são: pensamento crítico, senso de liderança, criatividade na solução
de problemas, habilidade em oratória, capacidade de síntese nas colocações
verbais, entre outras. As novas oportunidades se abrem para profissionais do
campo tecnológico, desenvolvimento de produtos e serviços alinhados ao ambiente
digital. Profissionais de alta performance tecnológica, financeira, comercial e
habilitados a gestão através da internet.
Vanessa Casanova:
Perfeito! Agradeço imensamente sua participação. Um beijo grande!
Tânia Lima: Um prazer ter
participado! Encerro a minha fala agradecendo a oportunidade. Beijo grande!
Como a Tuca
vem a confirmar tudo que mencionamos até agora sobre as mudanças que o Novo
Marketing nos traz, tudo que muda abre diferentes oportunidades.
O profissional
que é contratado ou que tem a sua própria empresa, seja de que tamanho for,
está passando por um processo de ajuste, principalmente na agilidade da tomada
de decisões, que hoje em ambiente virtual é necessária, praticamente em tempo
real.
Fique ligado
nas mudanças! Se cuide e cuide da saúde das pessoas da tua convivência
profissional, com inteligência, sensibilidade e principalmente humanidade.
Todos estamos nos adaptando, criando oportunidades ou aproveitando as que
encontramos pelo caminho.
Gostou? Leia o
artigo na íntegra no meu blog: marketche.blogspot.com
Na tua opinião, quais as vantagens e desvantagens do trabalho virtual?
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