domingo, 18 de julho de 2021

 


Liderar para quem?

Fez aquele Plano de Negócios redondinho, de linguagem clara, tudo planejado, mensurado, contas em dia, investimento na ponta do lápis? Começou o sucesso!

Com todas as ferramentas apropriadas na mão, a vontade de ver tudo acontecendo na prática é irresistível. Use e abuse de todas as informações que agregou sobre motivação, liderança, contabilidade, marketing, pesquisa, ideias novas, etc.

Vou começar esse artigo falando sobre liderança. Um assunto tão abordado, comentado, treinado, falado, palestrado, ufa! Temos muita informação sobre liderança. Não vou me atrever a desenhar um líder perfeito e todas as qualidades que ele deve ter. Prefiro falar do ser humano em construção que existe em cada líder que já conhecemos ou vamos conhecer. Tu queres se tornar um? Posso te dizer que saber liderar pessoas é uma arte, desenhada, corrigida e reconstruída todos os dias.

Tu conheces todos os teus limites? Impossível! Só sabemos do que somos feitos e capazes quando a cinta aperta. Quando dá aquele problemão que há pouco tempo dizíamos que se acontecesse conosco não teríamos reação.

E agora? Vou perguntar de novo. Conhece teus limites?

O cliente tem sempre razão! Perfeito! Quem são teus primeiros e mais importantes clientes? Tua EQUIPE de trabalho. É para eles que a tua ideia deve ser vendida antes de tudo.

Para as pessoas que trabalham contigo se engajarem no teu negócio, elas precisam muito mais do que uma remuneração da categoria e possibilidades de comissão ou participação nos lucros. Esse povo precisa de motivação!

Primeiro ponto, a meu ver, trata-se do clima organizacional. O ambiente, a energia do lugar, começa pelo líder. Que baita responsabilidade! Um bom dia, um olho no olho, um ouvido atento e boca que fala depois do outro terminar fazem toda a diferença nesse clima.

Um ambiente limpo, com equipamentos de acordo, mobiliário adequado, temperatura e luz favoráveis e um toque da maravilhosa PAZ. Uma palavrinha tão pequena, e tão essencial na vida profissional e pessoal.

Esses dois parágrafos anteriores parecem utopia? Um sonho sonhado por todo profissional que está no mercado. Uau! Vou te fazer um convite: bora começar esse movimento dentro do teu negócio, empreendedor? Que tal? Ser case de sucesso em ambiente organizacional, equipe satisfeita, ouvida e respeitada.

A boa notícia é que já temos casos assim. A má notícia é que ainda são poucos. 

Faça parte, querido líder empreendedor, dessa seleta fatia de empresas que trazem a sua equipe engajada e feliz em pertencer. Não só o slogan bonito que acompanha as publicidades dos negócios, com gente sorrindo, pagas para isso.

Cada pessoa que está na sua equipe tem uma história, uma experiência de vida, dificuldades, alegrias, família, amigos, opiniões, sonhos e metas. Trate cada um como um ser UNO, sim, único, que pode trazer ideias fantásticas para agregar ao teu produto.

Me atrevo a passar algumas dicas que aprendi na prática:

- Mantenha uma agenda de conversas individuais, com cada membro da equipe.

Aproveite esse momento para ouvir seu parceiro de trabalho, suas críticas, seu feedback, suas opiniões, e o que mais a pessoa deseje dividir de si mesmo.

- Faça feedback documentado (formal) periódico.

As pessoas precisam e apreciam saber como está o desenvolvimento das suas atividades e o que a organização espera delas.

- Critique em particular e elogie em público.

Aprenda a elogiar com profissionalismo, respeite o conhecimento do membro da sua equipe. Errou? Seja um facilitador para esse erro ser corrigido e faça o seu profissional crescer. As pessoas valorizam a liderança parceira.

- Faça pequenas reuniões periódicas com toda a equipe.

Um simples café pode ser um motivo para juntar todos, passar as metas da semana e entender quais são as dificuldades do time. Aqui não falo somente de metas comerciais, de vendas, falo também das que todo o setor de trabalho deve ter. Defina quais são as suas, da equipe toda e de cada indivíduo.

- Deixe que as pessoas conheçam a sua história e se inspirem.

Um líder admirado é brilho nos olhos da equipe! As pessoas gostam de trajetórias de superação e crescimento através do trabalho.

- Procure pontos em que os objetivos comerciais se alinham com os das pessoas.

Um time engajado, com vontade de crescer e fazer o negócio crescer junto precisam de um propósito claro. Objetivos semelhantes com os da empresa motivam o colaborador e a equipe como um todo.

- Atrase aquele relatório, envio de e-mail, ligação para ouvir o seu parceiro de trabalho.

Pare o que está fazendo e olhe nos olhos de quem o está procurando. Não pode dar atenção naquele momento? Peça desculpas e diga que vai procurá-lo assim que puder. E realmente faça isso. Logo após terminar o que não podia esperar, vá ao encontro de quem te procurou. Priorize isso! 

Se as pessoas com as quais você divide os seus sonhos estiverem sonhando junto e comprando as suas ideias, tu sempre terás um time engajado pronto para todos os desafios a seguir.

Cuide das pessoas que a prosperidade virá!

Gostou? Leia esse artigo na íntegra no meu blog marketche.blogspot.com

O que tu achas mais importante na liderança?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 Material da palestra "O corpo fala! E muito!"