domingo, 19 de setembro de 2021


 

Falar em público! Medinho ou medão?

Posso começar esse texto falando sobre o MEU medão de falar em público. Exatamente! Eu, professora, palestrante, marketeira, fico com dor de barriga só de pensar.

Difícil de acreditar? Pois acredite!

Quando comecei a minha vida profissional na adolescência, fiz uma breve análise e entendi, na época, que a timidez e o medo de falar com as pessoas, ou pior, para um grupo de pessoas iria me roubar muitas oportunidades de crescimento. Daí em um momento de coragem, decidi fazer um trato comigo mesma. Lá vai o acordo: “A partir de hoje tu vais olhar nos olhos das pessoas, vai cumprimentar com um aperto de mão firme, vai falar o que tu pensas. Se tu gaguejares ou falares besteira, vai rir junto com eles. Combinado? Combinado (suando).”

Se identificou com essa minha história? Com certeza se tu não tens medo de falar em público, conhece alguém que tem pavor.

Eu sou muito barulhenta e inquieta. Como toda boa ariana, gosto de desafiar meus limites constantemente, e provar pra mim mesma de que esses tais limites, somos nós mesmos quem os criamos.

Tenho um convite pra palestra. Topa? SIMMMM.

Surgiu uma oportunidade de dar aula. Curte? SIMMMM.

Temos um evento e precisamos de uma mestre de cerimônia. Que tal? SIMMMM.

Vamos iniciar um programa de TV independente pra tua apresentar. Que tu achas? TÔ DENTRO.

Aqui relatei algumas oportunidades maravilhosas que tive ao fazer aquele acordo inicial. Colhi muitos frutos, me formei em comunicação, palestrei, treinei, dei aulas com diversas temáticas.

Estou contando um pouco da minha história, porque tenho certeza que muitas pessoas passam por isso. Esse medo de enfrentarem a si mesmas para conquistar os seus objetivos e sonhos.

Toda vez, até hoje, minutos antes de iniciar as minhas falas, vem aquela dor de barriga, tonturinha e até um micro infarte! Sim! Até hoje. Mas eu me nego a travar o meu crescimento profissional e pessoal.

Falo bobagem e dou risada com o público. Aceitei que não sou perfeita, que tenho muito a crescer, e mostro isso às pessoas com coragem.

Se tu colocaste limites para si mesmo, pode colocar superações também.

Vou me atrever com algumas dicas para o medinho que nos trava:

1º Trabalhe a tua auto estima

Quando acreditamos que somos valorosos, que temos conteúdo as coisas tendem a fluir melhor. Olhe para si mesmo, se elogie, lembre de situações que te desafiaram e que tu venceste, converse consigo mesmo.

2º Respire fundo

Quando estamos com medo, nossa respiração tende a ficar mais curta. Procure um ambiente calmo, pode ser até um banheiro ou um corredor vazio. Respire do jeito certo, inspirando pelo nariz e soltando o ar pela boca devagar. O que deve ficar cheio, quando inspiramos, é a barriga e não o peito.

3º Estude muito o tema da sua fala

Para que tu sintas segurança no que vai falar, tenha certeza que domina o assunto completamente. Estude, pesquise, converse com pessoas da área, ensaie a apresentação com alguém da sua confiança. Peça opinião para pessoas que estão ao seu lado, menciono no sentido mais amplo possível, pessoas que torcem por ti, que te apoiam, te trazem críticas salutares e construtivas.

Quando dominamos o assunto nossa postura e tom de voz fica mais marcante e confiável. Passamos energia para o público através da nossa fala, e essa energia pode impactar e surpreender de maneira positiva o teu público, o que certamente te trará inúmeras oportunidades futuras.

4º Use roupa confortável

Parece bobo, mas durante a apresentação, tu deves estar focado somente no que está falando e no público, não na etiqueta da blusa que tá pinicando, ou no sapato te apertando, ou na calça separando a tua vida. Não! Se apresente de uma maneira confortável. Não permita que nada tire o seu foco.

5º Esquadrinhe o lugar onde tu irás se apresentar

Se for apresentação presencial, olhe atentamente todos os detalhes que irão compor a sua apresentação. Desde o projetor, a tela, os slides, o microfone (se for com fio, fique atento ao tamanho do fio e como tu vai fazer para se movimentar sem risco de tropeços), o espaço para tua movimentação, a disposição das cadeiras do público, a organização das apresentações (se tiver mais de uma). Teste o som, a iluminação, fale com as pessoas que vão lhe auxiliar.

Novamente, a sua única preocupação no momento da sua apresentação, deve ser somente a tua fala e nada mais! Esse checklist te ajuda a se sentir mais seguro e diminui a ansiedade.

Tive o prazer de estudar no SENAC/SP em um curso de dicção e oratória. Não sou nenhuma expert, mas digamos que consigo me virar bem, mesmo com medinho.

Aliás, ideia para minha próxima palestra.

Se identificou com a minha história? Como é a tua fala em público?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 Material da palestra "O corpo fala! E muito!"