domingo, 19 de setembro de 2021


 

O que te incomoda na tua comunidade?

Quando ligamos a TV, ou damos uma olhada nas notícias nacionais e internacionais o que vem em destaque? As péssimas e más notícias dominam as mídias desde sempre, seja ela ON ou OFF.

Todos os dias acontecem ações e forças se levantam para sair da posição de expectadores para o movimento. Movimento esse que muda vidas, suas comunidades e sociedades. Falo aqui do empreendedorismo social.

Existem, pra nossa sorte, pessoas que não se conformam em somente assistir as péssimas notícias, elas arregaçam as mangas e partem para a luta.

Elas geram emprego, renda, educação, profissões, dignidade, alegria, esperança, fé e tantas outras coisas que elevam a confiança das pessoas em dias melhores.

Muitas pessoas se acostumam a portas fechadas, mas esse empreendedor diferenciado, não!

Quando alguém tem fome, é impossível pensar no amanhã, fazer planos. Mas se alguém enxerga esse cenário, de fato, e oferece alimento, logo depois da necessidade passar, os sonhos voltam com tudo!

Todos nascemos para o trabalho, não a aquele trabalho rotineiro que paga o nosso pão. Me refiro ao movimento, a produção, ao crescimento. Quando somos absorvidos pelo não atendimento das nossas necessidades básicas, não conseguimos atender a nós mesmos.

O empreendedor social tem uma importância tamanha, que com certeza quando está com a mão na massa, não consegue ver. Mas de barriga cheia, seja qual comunidade ou grupo de pessoas for, a nossa força de trabalho volta a fazer os nossos olhos enxergarem oportunidades nas duras dificuldades.

Quando matamos a sede de alguém, cumprimos um papel social importante, mas quando enxergamos além daquele momento, quando vemos o ser humano pronto para aflorar, acontece uma grande mudança.

Então eu preciso ser rico pra ser um empreendedor social? Ou seja, não preciso ganhar dinheiro para viver. Baita engano!

Muitos desses profissionais não transformam somente a vida de um grupo de pessoas, transforma a sua própria vida. Quando uma atividade é social, não precisa ser necessariamente filantrópica, muito pelo contrário.

O trabalho social pode ser um importante gerador de renda para todos os envolvidos, inclusive o idealizador do projeto. Através daquela força de trabalho que comentei antes, as pessoas vão à luta para suprir suas próprias necessidades e da comunidade em que estão inseridos.

Antes de escrever esse texto, fiz uma breve pesquisa na Internet sobre o assunto e encontrei inúmeros perfis desejáveis para ser empreendedor social. Mas ao longo da pesquisa, li sobre inúmeros casos de trabalho social que começaram com pessoas improváveis, tão simples quanto as que essa iniciativa beneficia.

Então cheguei a conclusão que o profissional que tem vontade de trabalhar criando oportunidades, precisa ter apenas uma característica: Gostar das pessoas!

Quando fazemos uma boa ação, despretensiosa, ou quando ficamos felizes com as vitórias alheias, quando temos satisfação em assistir alguém crescer, meu amigo, tu GOSTAS de pessoas.

Não poderia terminar esse texto, sem mencionar um exemplo belíssimo de empreendedorismo social, que nos aquece o coração todos os dias (pra quem tem olhos pra ver).

Vou falar aqui, rapidamente, sobre a GALERA DO CLICK.

Tudo começou com uma mãe, trabalhadora, que tinha um hobbie, a fotografia.

Ela recebeu nos seus braços, um filho lindo e especial, com Síndrome de Down.

Quando ela começou a entender a necessidade dele de se profissionalizar, de ter amigos e de acolher outras mães iguais a ela, criou a empresa GALERA DO CLICK.

Hoje essa ideia virou um grande grupo de profissionais e alunos de fotografia, que são contratados para fotografar todo o tipo de eventos, documentários e notícias.

Essa mãe passou a gerar renda para ela mesma e para seu time de fotógrafos profissionais e em treinamento. E o que era lazer, virou profissão.

Convido todos a darem uma olhada na rede social deles:  @galeradoclick

Teve a ideia? Gosta das pessoas?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 Material da palestra "O corpo fala! E muito!"