sábado, 11 de setembro de 2021

 


Rolou aquela promoção! E agora?

Trabalhou anos integrando uma equipe, sempre sonhando com aquela oportunidade de melhorar de vida, subir na empresa... Lindo! Mas e na prática?

Virar a chave lá dentro da nossa mente nem sempre é fácil, de liderado a líder.

Ao longo da nossa história fazemos muitos amigos/parceiros em nossas rotinas profissionais, mas como agir com essas pessoas sendo que agora sou líder delas? É uma pergunta que atormenta as nossas mentes, sem dúvida.

Aquela posição de cobrar melhorias agora se inverteu. Tu resolves os problemas! Eita!

Conheço vários casos onde o colaborador não conseguiu se adaptar e acabou saindo da empresa. Porque a pressão é dos dois lados, dos ex-parceiros e da empresa que cobra uma nova postura.

O que marketing tem com isso? Tudo! O marketing envolve tudo o que podemos chamar de comunicação, e essa comunicação deve ser gerida de uma maneira inteligente e ética, onde quem nos ouve, acredita no que estamos dizendo.

Esse é um assunto muito delicado e pessoal. Cada um sabe onde seu calo aperta! Vou me atrever a dar algumas dicas de marketing pessoal, para que o novo promovido consiga enfrentar com coragem todos esses desafios.

1º Seja tu mesmo

Primeira ação como líder é se reunir com as pessoas que formam o teu time. Abra tua mente! Explique que está feliz com o desafio, mas que para que dê certo para todos, tu conta com o engajamento de cada um.

2º Explique a tua nova função

Descreva para as pessoas quais são as tuas novas responsabilidades, para que elas entendam a mudança na tua postura em alguns aspectos profissionais.

3º Traga as pessoas pra perto

Converse em grupo e depois individualmente. Entenda quais são as necessidades e anseios de cada um, e se comprometa a fazer o possível para auxiliar no que for necessário. Isso é maravilhoso, mas preste atenção: se der prazos, cumpra, se não conseguir cumprir, um pouco antes de acabar o tempo, chama teu colega para mais uma conversa e explique o que precisa ser adaptado ou renove o prazo, mas somente uma vez!

Pra manter um time engajado a atingir os objetivos corporativos, tu precisas encontrar um canal de conexão de cada pessoa com as metas da empresa. Um talento não se movimenta se somente encontrar benefícios para a organização, não falo somente de remuneração, me refiro a valores, sabe... aqueles bonitos que ficam em um quadro atrás da mesa do dono da empresa.

4º Seja humilde com inteligência

Se tiver dificuldades, como todos temos em algum momento, peça ajuda. Mas continue no jogo, trabalhando junto, ensinando e aprendendo.

Não tenha receio de mostrar as tuas limitações, mas convide os que integram a equipe a se ajudarem mutuamente para que todos cresçam, isso te inclui.

5º Cuide do clima

Fique atento aos descontentamentos e aos líderes negativos. Esse último caso deve ser tratado com muito cuidado, porque essas pessoas além de não agregarem positivamente para a equipe, atrapalham o teu plano de ação e não ajuda o time a crescer. Demissões podem acontecer, mas devem ser aplicadas em último caso, depois de todas as tentativas esgotadas.

Muito mais ações podem ser aplicadas nesse momento, mas a principal é cuidar o excesso de auto crítica e cobrança. Além de não ajudarem, atrapalham o teu dia-a-dia e desfocam a tua atenção para o que realmente importa.

Ser líder vai muito além do cargo ou remuneração. Uma carreira de sucesso como gestor, depende grandemente do quanto tu cativas as pessoas, não com agrados e belas palavras, mas com ações efetivas, inteligentes e coletivas.

Um líder não deve ser imposto, deve ser admirado por suas ações e seguido naturalmente!

Preparado para a tua promoção?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 Material da palestra "O corpo fala! E muito!"