E quem tá dentro?
Quando vejo campanhas de
marketing maravilhosas postadas em redes sociais e exibidas na televisão fico
imaginando... será que a equipe que irá absorver a demanda que será gerada com
essa exposição está bem preparada?
Difícil dizer... Cada vez mais as
organizações investem em imagem, posicionamento de marca, valor e apoio a
grandes causas. No mundo dos negócios ter uma empresa inserida nas tendências e
ligada no Novo é cada vez mais uma questão de sobrevivência do que de escolha,
devido a grande concorrência que o mercado globalizado oferece.
A grande pergunta é... as
pessoas, os talentos, o time que está nos bastidores está engajado? Está
treinado, motivado, acompanhado... Não tem certeza? Vamos a um checklist
que pode te ajudar:
1) A
nossa clientela começa no ambiente interno.
Os nossos talentos têm que
primeiro comprar o produto, pra depois disso vendê-lo. É simplesmente
impossível passarmos credibilidade e motivação no momento da venda, se primeiro
não concordamos que o produto é excelente.
Questione a sua equipe se gostam
do produto com o qual trabalham, se levariam pra casa, se indicariam a amigos.
Mas as respostas devem ser sinceras.
Se alguém levantar uma possível
correção não tome como crítica pessoal. Convide a pessoa para encontrar, em
equipe, os ajustes necessários para aquela adequação. Se a mudança foi
inviável, explique o porque e argumente, sem imposição, sobre os benefícios
ofertados ao cliente, e o porque de determinadas características do produto ou
processo de venda.
2) Capacitação,
sempre.
Entenda quais são as demandas
geradas nos desdobramentos de atendimento ao cliente. Ninguém melhor que os
próprios vendedores ou atendentes para dar o feedback da opinião do consumidor.
Deixe de lado planilhas de KPI’s
por um momento e escute as pessoas que trabalham contigo.
Levantando as fragilidades de
conhecimentos e habilidades da equipe, programe treinamentos e reciclagens
periódicos. Onde além de receberem conteúdo, informação e troca de
experiências, as pessoas possam parar um pouco para se auto avaliar e
identificar quais pontos devem ser trabalhados na equipe e individualmente.
3) Pesquisa
de clima no começo, meio e fim.
Dá trabalho? Com certeza. Mas não
há nada melhor que tu dares aquela volta na empresa e perceber sorrisos,
risadas, troca de informações e positivismo.
Antes de lançar uma campanha que
pode mudar a história da organização, faça uma bela pesquisa com o time e
entenda se estão satisfeitos no ambiente de trabalho. Se alguém está exercendo
uma liderança negativa mesmo sem perceber. Isso é bem comum.
No meio do fogo, pare! Refaça a pesquisa.
Estão gostando dos resultados? Estão conseguindo atender as demandas? Dê outra
voltinha na empresa e preste atenção no clima.
E no final, exatamente a mesma
coisa! Olhe para os resultados financeiros, posicionamento, mas olhe para as
pessoas em primeiro lugar.
Ah! Lembrando... não adianta
fazermos pesquisas espetaculares e não fazermos nada com os diagnósticos. Ela
só levanta dados, as ações são primordiais.
Uma vez ouvi que compramos o
vendedor primeiro e depois o produto. Achei engraçado! Quando comecei a
trabalhar com marketing e estudar a respeito, entendi que essa frase está
corretíssima.
Quantas vezes desistimos de uma
compra por conta de um péssimo atendimento? E quantas vezes compramos mais do
que tínhamos programado, por causa daquele vendedor encantado?
Pois é... pense nisso!
Teu cliente interno está feliz?
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