domingo, 5 de dezembro de 2021


 

Na rua ou no shopping?

Essa é uma pergunta que todo o empreendedor se faz no momento de escolher seu ponto comercial. Alugo uma loja na rua, com toda a liberdade que essa me permite atuar ou em um shopping onde tenho muitas regras, mas muita segurança e certeza de público.

Obviamente que nesse caso também temos a questão do aluguel, no shopping é muito mais alto em função de toda a infraestrutura que esse oferece.

Trouxe toda essa introdução para pensarmos nessa questão no ambiente virtual. Os famosos marketplaces que chegaram com tudo durante a pandemia, estão revolucionando o relacionamento com o cliente virtual.

Pra quem ainda não está familiarizado com essa nova realidade, vamos a uma comparação simples. A loja de rua, em um ambiente virtual, é uma atuação comercial independente, ou seja, cria-se um site, plataforma, aplicativo independentes, somente com a tua marca. Enquanto que a loja de shopping, apesar dos seus custos e regras pré-estabelecidas, permite ao empresário que comercialize seus produtos em uma plataforma que possui nome já construído.

Existem inúmeras regras, depende da plataforma, mas a garantia de sucesso com a receita de bolo que já deu certo é muito maior.

Temos alguns cases de sucesso no Brasil, quando falamos de marketplaces, mas acredito que a empresa que atuou fortemente e com pioneirismo nessa área foi a Magazine Luísa. Tanto que a Luísa Trajano foi eleita uma das mulheres mais influentes do mundo e o sucesso da plataforma, que ganhou força na pandemia dando oportunidade, a empresários que provavelmente estavam fadados a falência, para trabalhar junto com eles em uma das maiores redes de varejo do país.

Esse movimento deu tão certo que hoje, essa plataforma, é responsável por quase metade de todo o faturamento da Rede. Em algumas entrevistas, explica-se que no momento as lojas físicas atuam como centro de distribuição logística para as entregas de vendas feitas pelo e-commerce.

Então vai lá um aviso aos marujos! Não é modinha, é tendência de mercado. Impossível andar pra trás, ou tu estaciona e é engolido ou corre junto com a galera.

Pesquise, entenda como funciona, mas não descarte oportunidades nunca!

O que tu escolherias para trabalhar virtualmente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 Material da palestra "O corpo fala! E muito!"