domingo, 5 de dezembro de 2021


 

Que tal expandir os horizontes nacionais?

O momento em que estamos vivendo nos empurra para uma série de detalhes que passavam despercebidos em um passado breve.

Hoje em dia muito mais do que ter um ótimo produto ou serviço é preciso pensar em uma série de pontos importantes para cumprirmos a difícil missão de nos destacarmos em um cenário de concorrência global, e não mais local.

O planejamento estratégico é a nossa sacolinha literalmente, onde vamos ele vai conosco. Organizando ideias, observando o mundo ao redor (físico e virtual). Agora temos que entender tudo sobre o nosso público-alvo, desenhando uma Persona, e mergulhando no mundo deles. Do que eles gostam? Quais são seus sonhos? Suas demandas não atendidas ou mal atendidas? Quais assuntos gostam de debater? Enfim, tantas perguntas e nenhuma delas pode ficar sem resposta.

Se antes o criativo de uma agência de propaganda ou time de um departamento de marketing tinha como objetivo uma ideia genial e escolher as mídias certas, agora tudo mudou, ficou muito mais complexo e rico de informações. Os nossos queridos “dados”.

Quando toda essa baita missão estiver cumprida e com tudo caminhando redondinho, daí sim podemos pensar em expandir nossos negócios.

Hoje uma operação internacional ficou muito mais desburocratizada e acessível com a globalização do comércio e a facilidade que a maioria dos países estão abrindo suas fronteiras.

Com tudo andando bem por aqui, bem planejado e executado, com uma base sólida, podemos alçar vôos mais altos em direção a conquista de mercado internacional. Mas lembra da nossa sacolinha? Essa mesma, do planejamento detalhado e da pesquisa de dados. Se tem que estar abastecida aqui, imagina em outro país, com sua cultura, padrões e exigências diferentes das nossas.

Todo um estudo, baseado no planejamento, deve ser executado para conhecer o público-alvo e todos os detalhes de comportamento pessoal e comercial que os compõem.

O que para nós soa como normal, em outros lugares pode ser crime! Todo o cuidado, empatia e discernimento deve ser investido.

Mas não deixe que esses desafios te limitem a conquistar outros públicos com os benefícios que o teu produto ou serviço podem oferecer.

Desafie-se e mostre ao mundo todo potencial da sua ideia, do seu negócio. Aproveite o momento e navegue para outras águas.

O que te impede a voar mais alto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 Material da palestra "O corpo fala! E muito!"