Bem vindo cliente! E depois?
Captar
clientes é um desafio e tanto! E nesse mundo ligeiro que não para nem para um
café, é mais desafiador ainda.
Investimos
em posicionamento de marca, pesquisa, plano de negócios, consultoria, marketing
e marketing digital, educação financeira, tudo para que? Para conquistarmos os
olhos, os ouvidos, os cheiros, os toques e os sabores que mais agradam esses
possíveis clientes cada vez mais exigentes.
Depois
dessa trabalheira toda estamos com o nosso tão sonhado negócio caminhando,
sendo experimentado pelo público. Assistimos com satisfação o número de vendas
crescer e ascender a cada dia. Missão cumprida! Conto agora ou depois? Esse é o
só o começo!
A
maioria das empresas e empreendedores assumem esse desafio, de conquistar
pessoas, como primeiro objetivo, ok! Mas qual é o segundo mais importante?
Manter esse pessoal interessado e recomendando nosso produto para os próximos.
Estou falando do maravilhoso e espetacular boca-a-boca, e em tempos de
Internet, o recém descoberto marketing viral.
Sabe quando somos tão bem atendidos em um local
que nos apaixonamos pelo produto? Vou compartilhar um segredo... O que nos
engaja a voltar não é só o produto/serviço e suas funcionalidades, são as
pessoas! Sim, em um ambiente físico, o que nos encanta é o atendimento e no
virtual a qualidade da entrega. Quando conseguimos receber nosso produto dentro
do prazo estimado, com simpatia pelo entregador que muitas vezes compartilha da
nossa alegria. Olha eu aqui novamente falando daquilo que sentimos tanta falta
e nem nos damos conta... o contato humano.
Quando
conseguimos atender com qualidade nossos novos clientes, aqueles que suamos a
camisa e a cabeça para pensar nas melhores estratégias, sim esse carinha, é uma
realização. Com um bom atendimento, simpático, gentil, atencioso e ético
conquistamos não só um comprador ou usuário, conquistamos um parceiro de
negócios, que vai falar bem de nós no churrasco do final de semana, na roda de
mate, naquele aniversário ou batizado, com os colegas de trabalho, com o chefe,
enfim com todos que convivem com ele.
Uau!
Tudo isso para falar com vocês do maravilhoso mundo do Pós-venda. Vilão chato
para alguns e herói para outros.
Todos
querem vender, mas quando encontramos alguém que quer encantar é outra
história! História marcada pelo sucesso, respeito às pessoas, ética e
comprometimento. Junto com um produto bem colocado no mercado essa é a receita
de sucesso em uma realidade cada vez mais carente de humanidade.
Como
convencer seu time a não só vender, mas encantar? Dando exemplo! Melhor que
qualquer treinamento com uma super consultoria contratada, um bom clima na sua
empresa, e colaboradores sendo ouvidos, produz a mágica do encantamento. E essa
magia é repassada aos seus clientes, que entendem instantaneamente que o que te
interessa não é só o Pix ou o cartão de crédito dele. Quando essa mensagem é
passada, meu amigo, te prepara para o sucesso.
Cuida
das tuas pessoas, do teu time, que eles vão replicar como são tratados para os
clientes e esses ficarão encantados com o teu produto e a tua marca.
Agora
um ponto muito importante: esse encantamento é alcançado de várias formas, mas
nada supera quando teu produto dá problema. Eita! Conserto, troca, garantia,
isso mesmo. Quando nos deparamos com aquele cliente chato (com razão) que exige
ser atendido da melhor forma. Essa é a tua grande oportunidade! De incomodação?
Não só isso! De alcançar esse bendito encantamento que tanto buscamos.
Desburocratize
ao máximo seu processo de trocas e garantias. Cuide muito bem do time que
ficará responsável por essa missão. De jeito nenhum essas pessoas devem ser
cobradas de maneira negativa, mal remuneradas, ou ignoradas. Está nas mãos
dessa equipe a continuidade da tua empresa, teu tão sonhado e batalhado
negócio.
Cliente
que reclama está gritando: gosto de vocês! Me atendam bem que vou ter prazer de
participar desse sucesso. Superem minhas expectativas e terão um cliente fiel e
tantos outros que vou indicar, com certeza. Baita oportunidade!
Seja
paciente, gentil, mostre o quanto sente por aquele problema e que de fato fará
o máximo possível para resolver.
Daí
sim! Caiu um cisco no meu olho aqui...
Quer
crescer, sobreviver, se desenvolver e estar junto com os tops do teu ramo?
Atenda bem o teu cliente em TODO o ciclo, e principalmente cuide das pessoas,
que mesmo contratadas, acreditam junto contigo.
Gostou? Quais são as tuas dificuldades no pós venda?
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