sábado, 21 de agosto de 2021


 

A grama do vizinho é a mais verde?

A palavra concorrência sempre foi motivo de preocupação para os empreendedores e empresários. Com o tempo, e o desenvolvimento do planejamento, essa palavra adquiriu outra conotação.

Com a agilidade da comunicação, e volume absurdo de informações que temos a nossa disposição, o planejamento, montagem de estratégia e ação deve ser estruturada em observação e pesquisa.

Esse estudo detalhado deve ser feito tanto no ambiente interno, que compõe a estrutura da tua empresa de fato: pessoas, talentos, maquinário, espaço, treinamento, produtos, fornecedores e serviços, ou seja, toda a tua equipe e estrutura que está disponível internamente no teu negócio, o no ambiente externo, fatores climáticos, políticas regionais e governamentais, impostos do teu segmento e a concorrência.

Falando um pouco mais sobre o ambiente externo, vamos nos ater aqui a concorrência.

Como posso desenvolver o meu negócio observando os meus concorrentes diretos e indiretos?

Concorrente direto seria aquele que trabalha/comercializa exatamente o mesmo produto/serviço. Já o indireto trabalha em áreas que estão no entorno do teu produto. Exemplo: tu trabalhas somente com ingredientes do sorvete e esse trabalha com equipamentos para produção, o maquinário.

Todos os concorrentes devem ser observados, e hoje com o mercado globalizado o que é bom deve ser copiado e melhorado!

Esse estudo deve ser feito de duas formas: em ambiente digital e físico.

Observe, no ambiente físico, como é a comunicação da loja, o padrão de atendimento, a iluminação, os aromas, a disposição dos produtos, a precificação, o layout do ambiente, as cores usadas, a decoração, enfim, tudo o que se pode observar ao seu redor. Converse pessoalmente com os clientes da loja, o que eles gostam no atendimento, porque voltam ao estabelecimento. Claro, tudo com toda a discrição e ética profissional.

Agora, no ambiente virtual, temos várias ferramentas atuais e extremamente úteis na hora de entender como aquela empresa atrai e retém seus clientes.

Estude o site do seu concorrente, a periodicidade de atualização, se tem atendimento online, como é o retorno de vendas e pós vendas, os comentários dos visitantes e clientes e suas respectivas respostas ou retornos. Procure nas redes sociais quais os tipos de abordagem que a empresa usa para atrair interessados: promoções, preços, produtos diferenciados, atendimento especializado, etc.

Com a comunicação responsiva (onde o cliente interage com o empresário) que temos a nossa disposição, podemos ter uma imagem clara de como andam os negócios dos nossos clientes.

Falando ainda de ambiente digital, temos ao nosso alcance ferramentas gratuitas que conseguem medir com maior exatidão todas as movimentações que a empresa investiu para melhorar a sua comunicação. Podemos usar como exemplo para desenvolver a nossa própria ideia ou até lançar uma startup (novidade) baseado naquela observação de produto ou serviço.

Importante ressaltar que os lançamentos devem sempre ser baseados em demandas que o público-alvo apresenta, ou seja, necessidades ou desejos que o mercado ainda não atende. Para novos produtos deve ser feita uma pesquisa prévia minuciosa, dessa forma diminuímos a chance de erro e consequente perda de investimento.

Seguem então algumas ferramentas de pesquisa online da concorrência:

- Alertas do Google

Monitora a Web para acompanhar a postagem de conteúdos novos e interessantes.

- Social Mention

Acompanha o desempenho de vendas e acessos que o seu concorrente recebe na Internet.

- Keyhole

Identifica as demandas e comportamentos do público-alvo e permite que tu acompanhes as tendencias do setor em que atua.

- Keyword Planner do Google

Primeiro tu precisas ter a tua conta no Google AdWords. Daí tu tens acesso a como o teu mercado é visto no ambiente virtual. Baseado nisso as decisões sobre as tuas próximas estratégias de comunicação, para conteúdo digital, serão mais certas.

Fique atento à concorrência. Entenda o seu mercado e como trabalhar nele.

Já deu uma olhada no teu vizinho concorrente hoje?

 

 

Fonte

https://imulherempreendedora.com.br/meu-negocio/modelo-de-negocio/4-ferramentas-gratuitas-para-analise-da-concorrencia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 Material da palestra "O corpo fala! E muito!"