Agilidade na entrega. É possível
encantar o cliente?
Com a aceleração constante da
rotina de compra e venda através do e-commerce, a logística e a entrega tornam-se
um grande desafio.
Temos um excelente produto, uma
plataforma de compra maravilhosa, preço de acordo com o mercado, mas se pecarmos
na entrega toda essa engrenagem se perde facilmente.
Muitas empresas já se deram conta
disso, e estão investindo cada vez mais em tecnologia nos setores de
distribuição.
Vamos a alguns pontos importantes
a serem observados:
1 – Atendimento
Embora o setor de atendimento ao
cliente não seja ligado diretamente a logística têm uma responsabilidade enorme
quanto ao pedido que recebe do cliente.
O pessoal do atendimento é o
gargalo de todo o processo comercial da empresa. É por ele que o cliente tem o primeiro
contato com o seu negócio. Dali ele tira a primeira impressão, e a carrega por
toda a sua relação comercial com a sua companhia.
Não podemos começar a falar de
atendimento sem falar em cordialidade e extrema atenção aos detalhes. Esse time
deve ter treinamento e retorno constante para ter o embasamento necessário,
sabe aquele conhecimento que passa credibilidade? Essa mesma, a tal
credibilidade. Aquela confiança que passamos ao nosso cliente de que o dinheiro
dele será muito bem gasto em um atendimento e produto de qualidade. Onde todas
as suas expectativas serão atendidas e possivelmente superadas.
Essas expectativas acabam sendo,
acredito eu, o maior desafio de qualquer empresário e sua equipe. No primeiro
atendimento o cliente deve ser ouvido em quais são as suas expectativas, ser
esclarecido de cada passo do processo e seus prazos correspondentes. E prazo
dado deve ser prazo cumprido!
Então cuide muito bem da sua sala
de recepção, seja ela virtual ou física. “A primeira impressão é a que fica” é
uma característica muito forte em toda relação comercial.
2 – Vendas
Esse time é conhecido como o que
tem “sangue nos olhos” (risos). Equipe que respira meta e objetivo comercial.
Maravilha!
O resultado comercial,
obviamente, é o que sustenta os negócios, mas ele deve vir acompanhado em um
atendimento excelente, não apenas visando números, mas que essa experiência
seja a mais assertiva e agradável para o cliente e possível cliente fiel.
Portanto, fique atento às metas
desse pessoal, pergunte-se se com os números que esse time precisa alcançar ele
poderá atender aos seus compradores com excelência. Sendo atentos a cada
detalhe do pedido e das expectativas do cliente. Novamente, informando de maneira
correta, assim como o atendimento, todo o passo a passo de compra e os seus
respectivos prazos.
Importante não cobrar somente a
meta batida da equipe, mas criar um índice de satisfação e retorno de compra
desses clientes. Esse indicador, inclusive, deve ser incluído ao
comissionamento do pessoal.
3 – Estoque
Chegamos ao ponto! O estoque, um
lugar empoeirado, com um colaborador pálido, desmotivado, dando cliques no
teclado e conferindo notas fiscais. Passou um filme na minha cabeça agora.
Não! O estoque deve ser um local
limpo, alegre, movimentado, muito bem iluminado e ventilado. Até porque grande
parte do capital da sua empresa está “parado” nessas prateleiras.
Quer fazer um estoque ao estilo
japonês? Just in time! Uau! Esse modelo é fantástico, econômico, mas
requer o triplo de atenção a todos os processos.
Esse modelo prevê um estoque
reduzido ou inexistente. Movimentado somente pela demanda. Quando funciona é
capaz de alavancar qualquer negócio, fazendo aquele dinheiro que iria ficar parado
em um estoque, ser investido e movimentado de diversas formas.
Estude sobre esse modelo de
estoque e logística, e se aprofunde muito para aplicá-lo. Se prefere continuar
com o seu estoque tradicional, beleza. Fique atento para manter as suas margens
de segurança de estoque sempre em dia. Nunca deixe em segundo plano alguma
necessidade desse setor, lembre-se que grande parte do capital da empresa está
ali e sendo administrado por uma equipe que obviamente, tem que gostar do que
faz e estar motivada para o atingimento dos objetivos da empresa.
Hoje não brinquei tanto. O
assunto é sério! Nessa concorrência maluca, principalmente em e-commerce, o seu
negócio pode estar no limite do sucesso ou fracasso pelo cuidado com as
entregas.
Como andam as suas entregas? Quais
são as suas dificuldades?
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