segunda-feira, 16 de agosto de 2021

 


Começo onde?

Espaço importante no Plano de Negócios, sim aquele belo documento onde começamos nosso planejamento, é o estudo do ponto comercial.

Tu que procuras um belo lugar para instalar os teus equipamentos, móveis, estoque, receber teus clientes da melhor forma, analise todos os detalhes do teu provável escritório ou loja.

Vamos começar do começo...

1º Qual é o perfil do teu cliente?

Conheça teu cliente e o perfil de compra dele. Se esses passam pela sua loja, ou tem fácil acesso a ela.

Vai atender passantes (pessoas circulando na calçada) ou os clientes precisam de estacionamento? São perguntas simples que temos que nos fazer para investir no ponto de maneira correta.

2º Loja de bairro ou shopping?

Fique atento à rotina do seu público-alvo. Onde trabalha, atividades semanais e aos finais de semana, hábitos de consumo, o que procura em uma loja. Observo as regiões de circulação dessas pessoas para tomar a melhor decisão.

Geralmente os aluguéis de loja no shopping são bem mais caros, mas se tu tiveres um bom capital para investir, pense no custo-benefício. Se a tua pesquisa te disser que no shopping a chance de lucro e retorno da tua força de trabalho será maior e em menos tempo, e que teu público-alvo está lá, organize suas finanças e faça a melhor escolha.

3º Próximo a concorrentes e fornecedor?

Eita! Pego carona no movimento do meu concorrente? Porque não? Muitas vezes, por questão de deslocamento, procuramos lugares que ofereçam produtos similares em um mesmo local. O mercado é aberto para todos. Com ética e transparência, podemos dividir as fatias do mesmo bolo sem prejudicar ninguém.

A concorrência, na verdade, nos tira da zona de conforto. Nos instigando o tempo todo a sermos criativos e agradáveis aos olhos do consumidor. Todos só têm a ganhar.

Já a proximidade com o fornecedor, nos facilita a vida de muitas formas. Nos dá a possibilidade de atender o nosso cliente mais rapidamente no que ele solicitar. A pronta entrega fica ágil e o mix de produtos pode ser alimentado mais facilmente. Oferecendo mais variedade e até menor preço, se economizamos no transporte, podemos repassar esse benefício ao cliente.

4º Visite muuuuuito o ponto

Visite o local com olhar de pesquisador e empreendedor. Faça isso em diferentes dias e horários para acompanhar o movimento e acesso do seu público-alvo ao local.

Veja os detalhes de estacionamento, iluminação, limpeza, vias urbanas, ruído do ambiente, coleta de lixo regular, acesso fácil a qualquer meio de transporte, fluxo de pessoas e veículos, enfim, uma série de aspectos importantes que não devem ser esquecidos!

Aaaaa não posso deixar de mencionar... Converse com os vizinhos, os outros lojistas, pergunte às pessoas como é o movimento, se é periódico ou constante. Circule por todas as proximidades do ponto e observe a movimentação de possíveis clientes.

5º Contrato de locação

Leia todo o contrato! Preciso dizer isso? Com certeza! As pessoas ainda pecam nesse quesito básico. Nunca assine nada antes de ler todo o conteúdo do documento, até nossos avós nos diziam isso, não é verdade?

Essa dica básica e preciosa vale para o contrato de locação. Leia, comente, ajuste à sua realidade, negocie, tenha em mente todos os fatores importantes para o seu negócio dar certo.

Só ocupe o seu imóvel depois de tudo assinado e reconhecido em cartório!

Mesmo com um familiar por exemplo, e esse não vai te cobrar aluguel, faça um termo de cessão de uso – declaração assinada e registrada em cartório. Onde entram negócios e bens materiais todo o cuidado é sempre bem-vindo.

Tudo na vida é feito de detalhes, e a abertura do seu tão sonhado negócio não será diferente.

Fique atento, se organize, revise suas decisões a todo o momento. E uma bela loja espera por você!

O que é importante para o seu público-alvo ser bem atendido?


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 Material da palestra "O corpo fala! E muito!"